Segundo ano

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Amamentação

A amamentação é um tema muito polêmico entre as mamães. Quando estava grávida, ouvia muitas pessoas falando que amamentar dói, que o peito fere, sangra, etc. Já outras pessoas diziam que amamentar era a melhor coisa do mundo. Acho que amamentar varia de mulher para mulher, de bebê para bebê.

A minha experiência com a amamentação tem sido maravilhosa. Cauã não teve nenhum problema em pegar o peito e eu não tive nenhuma rachadura nem ferimento. Tê-lo em meus braços sugando meu leite e saber que está se alimentando de mim é a mais perfeita das sensações. Por isso eu recomendo: AMAMENTAR, AMAMENTAR E AMAMENTAR.

Cauã mama de 3 em 3 horas e dorme a noite toda. Eu tenho que acordar ele para amamentar. Meu filho é um anjo, Graças a Deus!

Dormir no berço

Hoje coloquei Cauã para dormir no berço no quarto dele pela primeira vez. Deu uma dó deixar o meu pequenininho sozinho naquele berço tão grande!

Mas acho importante que ele tenha o espaço dele para dormir e nós (Eu e Mauricio) tenhamos o nosso. Na primeira semana ele dormiu em nossa cama, mas amanhecíamos quebrados. Depois coloquei ele no carrinho, mas acho muito desconfortável para ele, afinal tivemos a preocupação de fazer um quarto todo especial para ele dormir e ele não vai desfrutar disso? Foi triste para mim, mas necessário rsrsrs!

Ah! Mas não dispenso o uso da babá eletrônica que meu amigo Papo me deu. Ela é de muita serventia.

domingo, 24 de janeiro de 2010

O umbigo

Hoje o umbigo de Cauã caiu. Estava amamentando quando levantei ele para arrotar, cadê o umbigo? Estava no chão rsrsrs


Cuidar do umbigo do bebê parece um bicho de 7 cabeças, mas não é tanto assim. No início, dá a maiora agonia, parece que vamos arrancar o umbigo, você acha que está doendo, mas depois acostuma.

O coto umbilical é a parte que sobra do cordão umbilical após o nascimento da criança. Após alguns dias, ele perde a flexibilidade, desidrata-se e entra em um estado de mumificação, até cair e ficar somente o umbigo.

Seguem algumas dicas:

  • O processo leva geralmente de 7 a 14 dias para cair, dependendo de cada bebê.

  • Após sua queda, fica uma espécie de “feridinha” que leva de 8 a 10 dias para cicatrizar e formar o umbigo.

  • Lavar as mãos antes de manusear o bebê e fazer a limpeza do coto umbilical com álcool 70%, utilizando um cotonete a cada troca de fralda.

  • Limpar em volta e no comprimento do coto. Ele terá um processo de cicatrização mais rápido se estiver seco, limpo.

  • Quando for colocar fralda, dobre-a para que não fique em cima do coto umbilical, mas sim abaixo.

  • Nunca puxe o coto com o intuito de acelerar o processo, mesmo que ele esteja caindo.

  • Não coloque nenhuma substância sem que seu médico tenha prescrito.

  • Caso note uma coloração diferente ou odor, procure imediatamente um pediatra.


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Meu patinho

Cauã é tão fofo! Agradeço a Deus todos os dias por ele. Dorme a noite toda, tenho que acordar de 3 em 3 horas para dar mama e quase não chora. E quando chora parece um patinho CUEM, CUEM

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Primeiras vacinas

Hoje Cauã tomou várias furadas. Tadinho!

Fez o Teste do Pezinho (tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e/ou infeciosas que poderão causar lesões irreverssíveis no bebê, como por exemplo retardo mental. Deve ser feito a partir do 3º dia de vida do bebê ou o mais brevemente possível), exame de bilirrubina (serve para verificar se o bebê tem icterícia) e tomou as vacinas BCG (contra formas graves de tuberculose - dose única) e hepatite B (1ª dose).

Mas como ele é um homenzinho, nem chorou. Aliás, só chorou quando tirou a roupa dele rsrsrs
Ganhou até um atestado de coragem, vejam:


Ah, hoje dei banho em Cauã pela primeira vez. É tão pequenininho e molinho que parece que vai quebrar. Deu um medo!!! Mas no final, deu tudo certo rsrs

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

1ª consulta ao pediatra

Cauã teve sua primeira consulta com a pediatra Dra. Verônica.
Ela disse que está ótimo! Inclusive já está ganhando peso.
Está com 2320 kg e 47,5 cm.
Mauricio deu o primeiro banho em casa, pois eu não tive coragem ainda.
Ele é tão pequenininho, fico com medo de quebrar!


quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Saindo da maternidade

Hoje saimos da maternidade e viemos para casa.Cauã está com 2.320 Kg e 47,5 cm.
A estadia no hospital Aliança foi maravilhosa. As enfermeiras e auxiliares foram excelentes. Todos muitos atenciosos e educados. Mas é hora de ir para casa.

Que estranha e feliz sensação de ter um bebê que agora depende só de mim em meus braços! Deu um medo danado na hora que comecei a arrumar as coisas para ir para casa. Um turbilhão de dúvidas me invadiu: "Será que vou conseguir dar banho?", "Será que vou acordar na hora dele mamar?", "E se ele tiver febre, o que eu vou fazer?"
Queria levar todas as enfermeiras para casa!! rsrsrs


Apesar do medo, o dia em casa foi tranquilo. Cauã se comportou como um príncipe e Mauricio como um rei. Estou mais calma agora!!!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ainda na maternidade - 2º dia

Hoje o dia foi mais tranquilo. Mai e Alisson ficaram o dia comigo na maternidade porque Mauricio teve que resolver algumas coisas. Como Cauã ainda estava um pouco agitado, pedi a Mai para trazer um bico e ele pegou rapidinho. Ele é muito fofo!!!!


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

1º dia de vida do meu príncipe


O dia foi bem tranquilo. Cauã é mesmo um príncipe. Quase não chora e mama como um bezerrinho.
Durante o dia tivemos várias visitas: Papo, Simone, Alexandre, Savastane, Dete e Valdete.

Levantei pela primeira vez depois do parto e me senti muito bem. A cicatriz está bem fininha e sequinha.

No final do dia, uma galera também veio nos visitar, mas de 10 pessoas ao mesmo tempo: Cris e Leo, Patricia e Rose, Mai e Alisson, Angela e Helena, Milai e Pedro, Mainha, Junior, Debora e Dani. Foi uma confusão no quarto. Cauã passou a noite super agitado e só sossegava no peito.


domingo, 10 de janeiro de 2010

O dia do parto!

Passei o dia bem. Tentei me ocupar com alguns afazeres para afastar os pensamentos nervosos, mas no fundo fiquei uma pilha (senti até enjôo). Eu, Mauricio e Jr chegamos na maternidade as 17:30 (devíamos ter chegado as 17:00) e fomos encaminhados ao quarto 213. Vecirley ligou dizendo que teria que adiantar um pouco o parto e foi uma correria. Fiquei muito chateada com isso, mas tentei disfarçar. Nem sei dizer que horas entrei na sala de cirurgia.

Tinha uma galera me acompanhando: Mauricio, Junior, Mainha, Maiana, Alisson, Valdete, Angela, Paulinho e Helena. Entrei no centro cirúrgico e Mau foi para outra sala aguardar chamarem ele. O anestesista (Dr. Renieri) entrou e foi super agradável e profissional. Me deixou bem tranquila. Ele aplicou a anestesia e eu não senti nenhuma dor. Depois de alguns segundos, não sentia nada da cintura para baixo. Que sensação entranha! Dra. Vecirley, Dr. Bruno e Dr. Gilmar começaram a fazer o parto. Acho que durou uns 15 minutos. Quando Mauricio entrou Cauã já estava saindo. As lágrimas caíram dos meus olhos ao ouvir o chorinho dele. Foi emocionante saber que meu filho estava nascendo. Ouvir seu choro foi surreal!!!!
SOU MÃE!!!!!!!!!!!!!!!!!

Meu parto foi cesáreo e muito tranquilo. Não senti absolutamente nada, mas é muito estranho ficar com os braços amarrados de uma ponta a outra, com um pano na sua frente, olhando para cima, enquanto seu filho nasce. Me senti um pouco sozinha porque Mauricio demorou a entrar e como Cauã já estava nascendo, fiquei em 2º plano rsrsrs.

Como o bebê precisa de cuidados ao nascer, meu contato com ele foi super rápido. Só deu tempo de dar um beijinho e ele saiu com Mauricio para o berçário. Ele não quis mamar.

Cauã nasceu as 19:05 h de domingo. Acho que só nos encontramos novamente por volta das 23:00 h e ele já chegou mamando. Nem deu trabalho para pegar o seio. Foi tão lindo!!!! Que sensação gostosa tê-lo em meus braços.

Manu e Edinho foram nos visitar mas foram embora antes de Cauã chegar no quarto. O resto da galera continuou lá babando Cauã. Mauricio não saiu do berçário até Cauã sair de lá. Confesso que fiquei até enciumada rsrsrs. No quarto, todos fazia várias perguntas e ao mesmo tempo diziam que eu não podia falar para não ter gases, vê se pode? Pedi papel e caneta para escrever . Senti muita falta de Painho e Sandro. Pena que eles não puderam vir, mas estou muiiiiiiiiiiiiiiiito feliz!

Nossa primeira noite no hospital foi tranquila. Mauricio ficou conosco e dormimos bem. Cauã é bem calminho. Ele nasceu com 2.470 kg e 47,5 cm. Segundo Vecy, ele nasceu um pouco abaixo do peso normal (2.500 kg) por causa da pressão alta, mas está super bem. Nem parece que nasceu abaixo do peso de tão esperto que é. Parece um ratinho, mas é muito lindo!!!! Estou nas nuvens!!!


Hoje é o dia!!!

O grande dia chegou: que ansiedade!!!!
Jejum de 8 horas, o parto será as 19 horas, portanto só devo comer até as 10 da manhã.
Será que vou aguentar? rsrsrs
Olhem minha cara de cansada!!
 
 

 Estar grávida é...

... ler 50 vezes o resultado positivo do teste para ter certeza que está correto.

... ficar chocada ao saber que uma gestação dura 40 semanas e não nove meses como se diz por aí.

... imaginar, horas a fio, como será os olhos, os cabelos e a pele do filho que vai chegar.

... torcer, e muuuuuuito, para que ele nasça perfeitinho.

... nunca mais dizer "ai, se fosse meu filho!" quando encontrar uma criança com acessos de birra no corredor de um supermercado

... sair à rua e só ver mulheres grávidas.

... ter sono, muito sono.

... esperar ansiosamente pelo dia da ultrasonografia, e assim que sair de lá, esperar ansiosamente pela próxima!

... aprender a ver o filho nas manchas de uma ultrasonografia.

...ler muito sobre gravidez, saltar o capitulo do parto (pois ainda é muito cedo para se preocupar) e ir direito para os cuidados com o bebê.

... ir as compras e desejar apenas coisinhas para o Bebê.

... torcer para ficar barriguda.

... ficar muito esquisita e descobrir uma incrível capacidade de sentir todas as emoções numa hora, da alegria descontrolada ao mau humor sem fim.

... acordar várias vezes de madruga para fazer xixi.

... reparar que seu marido fica muito mais interessante como pai do seu filho e perceber que foi o único homem capaz de te presentear com tamanha alegria.

... rir sozinha ao sentir o bebê mexer, mesmo que ele te acorde várias vezes durante a noite, porque não está numa posição confortável para ele.

Último evento antes do parto - 38ª semana

Ontem foi o casamento de Mai e Alisson. Mauricio trabalhou o dia inteiro e eu e Jr fomos buscar as fraldas que ganhei da galera do trabalho e o quadro da porta da maternidade que ficou fofo!!

À noite, fomos ao casamento. Foi muito legal! Confesso que só fui a esse evento porque Mai e Alisson são pessoas muito especiais mas estou muito cansada e com os pés muito inchados. Cauã está super agitado. Acho que ele está querendo sair mesmo. Estou numa ansiedade monstra e um pouco de mal humor. Mas acredito que tudo vai dar certo e que venha Cauã!


quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Previsão de parto - 38ª semana

Fui conversar com Vecy e a pressão deu alta novamente, mesmo com o remédio. Ela disse que vai marcar o parto entre domingo (10) e quarta (13)  pois não quer arriscar a pressão subir muito. Que ansiedade!!!!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Última ultrassom e casa nova - 38ª semana

Fiz uma ultra hoje com Dra Ingrid e ela disse que está tudo normal. Falou que Cauã está ótimo e que é um garoto bastante agitado com aproximadamente 2,8 kg. Que bom!!!

Hoje fizemos nossa mudança, finalmente!!! Depois de tantos aborrecimentos com a reforma (que eu não contei aqui para não me aborrecer mais), já dormimos na casa nova. Está um caos mas já é um grande começo para a nossa vida nova.